recuperar password
bool(true)

QUE TAL.. UM SPRINT?

Tem noção que o nosso padrão motor é o andar, e que o correr é algo que recorremos quando pretendemos alcançar algo mais rápido ou simplesmente, fugir.

Durante gerações sempre corremos por necessidade. Esse padrão de corrida sempre foi rápido por questões de segurança. Enquanto nómadas, sempre nos deslocamos na procura de alimento, mas sempre com o nosso padrão motor que é o andar. Razão pela qual construímos armas e armadilhas. Já experimentou agarrar um coelho?

No entanto, o problema do andar é que dispendemos pouca energia. Na realidade, para quem pretende grandes dispêndios energéticos, as corridas rápidas são a solução.

Se já treina podemos enquadra-la em 3 níveis. Podemos considerar que uma mulher que tenha iniciado a sua prática à 3 meses,  é iniciada, à mais de 6 meses está num nível intermédio e à mais de um ano, com uma adesão e prática continuada, pode ser considerada avançada. Um programa de intensidade mais elevada pode ser a solução para a falta de tempo e para ter resultados mais rápidos.  No entanto, estas metodologias só deverão ser iniciadas após uns bons sólidos 6 meses de treino.

Tudo por uma questão de gestão da dor física e psicológica deste tipo de metodologia. A falta de integração com o grupo poderá criar pressões  que induzem ao abandono. Não nascemos ensinados , não nascemos treinados. Leva tempo adquirir um conjunto de competências e de vontade volitiva para se ter a capacidade de treinar a elevadas intensidades. Como sei que leu o artigo da semana passada, tenho a certeza que também já tem a noção que, treinos intervalados de elevada intensidade são mais exigentes para o género feminino. As mulheres para treinarem a estas intensidades têm realmente que ter uma Atitude acima da média.

Trago-lhe uma proposta de treino intervalado de elevada intensidade (HIIT), num equipamento que também necessita de alguma adaptação, a bicicleta de “indoor”. Sem dúvida que é o mais eficaz, basta para isso constatar que a maioria dos protocolos de HIIT são na bicicleta. A bicicleta tem uma grande vantagem na adaptação da resistência, pois consegue aumentar ou diminuir ao segundo.

Atualmente temos um programa Les Mills no mercado com o qual me identifico imenso – o SPRINT.

Programa na bicicleta de indoor  de 30 minutos em que o grande objetivo é os grandes dispêndios energéticos. Treinos de SPRINT, com a metodologia do HIIT, podem ir até 15Kcal/min, mais as que consegue gastar já no caminho para casa. Após ter realizado a seu treino ao final do dia, e depois  de um jantar equilibrado, está a fazer “mappling” ou “zapping” e a gastar calorias à custa daquele treino intenso.

Imagina-se a realizar sprints rápidos, ou seja, cadências rápidas, em que fica muito ofegante e com uma sensação de limite? Digo –lhe que não é para todas, é para aquelas que realmente querem.

Todas as mulheres querem ter resultados e acredite que este é o Caminho. Não existem soluções fáceis, existem opções e acredite que a dor passa e o orgulho fica. A dor que mais me preocupa é a dor psicológica, de não acreditar que consegue. Pois quando vejo o Peso Pesado, e mulheres com bem mais de 100 kg a treinar aquelas intensidades, fico a perceber que o poder está em cada um de nós. Acredite que estar FIT não é fácil para ninguém. Mas temos que decidir FIT ou FAT!

Os métodos de treino estão ai, as instalações também, só falta mesmo é a auto-motivação para a prática continuada. Até me custa pensar naquelas mulheres que nem treinam e sabemos, que mais tarde ou mais cedo, vão pagar a fatura.

Uma coisa é certa, todos vamos morrer, é tudo uma questão de quando. A prática de exercício resulta, dá anos de vida e vida aos anos. Principalmente as  intensidades elevadas, desde que esteja adaptada e consciente das dificuldades. Nunca é tarde para começar! Que tal hoje?

Até para a semana e seja Feliz com os conselhos do Luis!
lesmills-sprint

Partilhe este artigo com os seus amigos!

Top Supa

As Mais Recentes

Para mais informações, parcerias, entrevistas, contacto com os bloggers ou colaborações, enviar email para info@supa-world.com
Supa 2014 | Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte de qualquer conteúdo deste site.