recuperar password
bool(true)

RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

Tenho uma máxima que orienta a minha vida: Gostamos de pessoas que gostam de nós. O nosso sucesso advêm das pessoas que estamos rodeados. Uma mulher forte, ou um homem forte não consegue ir tão longe quanto um conjunto de mulheres ou homens fortes. Entenda como forte a energia que dispõe para atingir qualquer objetivo na sua vida.

Desde os primórdios que escolhemos aqueles que achamos que são os mais aptos , os mais fortes, para garantir a nossa subsistência. Melhor ainda, para dar continuidade dos nossos genes. Pense quando faz  a sua seleção natural, ou seja, quando escolhe uma pessoa para estar ao seu lado, no que pensa, no que procura.  Acima de tudo, somos animais como os outros e pretendemos estar perto daqueles que nos podem ajudar, e mais importante ainda, procriar.

Somos considerada a espécie mais “forte” e ainda cá estamos neste planeta por uma característica muito nossa. Simplesmente, temos um eficácia muito grande em nos focarmos, reunimos equipas para atingir um determinado objetivo. Basta saber que nos próximos anos vamos ter uma nave tripulada a Marte. Somos a única espécie que conseguiu sair do planeta azul.

Para o bem e para o mal, esta capacidade de trabalhar em grupo dá-nos uma vantagem brutal em relação aos que apostam ser individualistas. Vou–lhe dizer algo importante para conseguir ser ainda mais FIT, construa amizades com pessoas que têm o mesmo objetivo.  Entenda como objetivo de vida ser Feliz, estar Fit e consequentemente estar mais Saudável.

Os praticantes do Fitness têm esta auto-motivação. Treinam pelo prazer de treinar, de estar com as pessoas que mais gostam, e pela sensação intrínseca que a prática advêm dos valores associados a um estilo de vida positivo. Praticam o Bem-Estar.

Este fim de semana, senti e tive mais uma prova, do que nos faz mover são as emoções criadas pelos relacionamentos interpessoais positivos. Tive um convite para participar numa Convenção no Luxemburgo e dar formação na área do Fitness. No meu regresso a Portugal, simplesmente vinha refletindo no que se passou, e mais uma vez, a forma como fui acarinhado, a interação que existiu com os responsáveis pelo evento, a equipa de profissionais, os participantes no evento, tudo se resumiu a relacionamentos positivos. Adoramos ser bem tratados, sentir que somos especiais, odiamos sentir que somos mais um. Uma coisa lhe digo, estou desejoso de voltar.

O mesmo pode e deve acontecer, nos nossos ginásios.  Se a emoção na relação for muito forte vamos querer voltar. A relação com a equipa de profissionais, com os amigos e com o ambiente do próprio ginásio. Vai-lhe transmitir uma sensação de pertença. Parece simples e é simples, construa relacionamentos interpessoais positivos e vai desejar criar mais uma oportunidade para voltar ao ginásio. Por alguma razão o maior estudo sobre retenção, ou adesão continuada ao exercício, aponta vinte estratégias sendo uma das mais importantes, a inclusão dos iniciados numa atividade de grupo. Somos tribais, ponto!

Este estudo  foi conduzido no Reino Unido, com uma amostra de 10.000 questionários e aplicado em 292 ginásios. Veio confirmar as nossas suspeita que o segredo da retenção é a relação.

Aqui fica uma estratégia simples, tente pensar numa amiga/o, familiar, para iniciar a prática de exercício. Se já pratica, experimente uma atividade de grupo. Temos oferta para todos os gostos e feitios. Seja proactiva, e comunique com as pessoas que a rodeiam, que praticam o mesmo tipo de exercício, ou que têm mesmos objetivos. Não complique, todas as pessoas procuram, perda de peso, tonificação e saúde. Sendo assim, estamos todos no mesmo “barco” e lembre-se que :

“O todo é maior do que a simples soma das suas partes “ (Aristóteles)

Até para a semana e seja Feliz!

1fee3e4

Partilhe este artigo com os seus amigos!

Top Supa

As Mais Recentes

Para mais informações, parcerias, entrevistas, contacto com os bloggers ou colaborações, enviar email para info@supa-world.com
Supa 2014 | Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte de qualquer conteúdo deste site.