recuperar password
bool(true)

PERDA DE PESO

Algo que todos ambicionamos, mas com o passar dos anos, acontece exatamente o contrário. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2030,  se os ditos países desenvolvidos não modificarem o seu estilo de vida, 80% da população estará com excesso de peso ou obesa. Não ajuda em nada o nosso pais, termos as nossas crianças e jovens no topo da lista a nível europeu.

 

A mudança comportamental é o segredo para conseguirmos obtermos os resultados desejados. Como escrevi no artigo anterior, o segredo da mudança passa pelas seguintes variáveis:

 

  1. Necessidade
  2. Oportunidade
  3. Energia

 

A adesão continuada ao exercício parte  da compreensão deste processo, caso contrario é muito fácil as desculpas como a falta de tempo para evitarmos a prática e apostarmos no FITLESS.

 

A Perda de Peso é um processo complexo e que abrange intervenções na área do exercício, na restrição calórica e na auto-motivação.

 

Em relação à pratica de exercício, 150 min/semana numa fase inicial mas rapidamente terá que alcançar os 250 a 300 min/semana. Quanto a restrição calórica terá que perceber que para perder 1 Kg terá que ter um défice calórico de 7720 kcal. Se tiver uma redução de 550 kcal/dia consegue perder em valores médios, cerca de 500 gr/semana.

 

Vou-lhe dar um exemplo mais prático, pense numa amiga que tenha 70 kg, e que após a  Páscoa está determinada a perder peso para sentir-se mais confiante nas férias de verão e na esperança que irá continuar a ficar FIT para o resto da sua vida. A sua amiga Márcia, pretende perder 10kg e vamos calcular a restrição calórica para um período de 120 dias.

 

Estudo caso da Márcia: Pretende perder 10 Kg em 120. Será que é exequível?

 

Peso Inicial 70 Kg                                    Peso Final 60 kg

 

70 – 60 = 10 kg

 

7720 Kcal ———–  1 Kg

 

X            ———— 10 kg

 

X = 77200              77200Kcal/120 dias = 643 Kcal/dia

 

 

Reduzir cerca de 643 Kcal/dia não seria fácil. Perder os 10 kg em 150 dias é o prazo mais aceitável, o valor de 514 kcal seria o mais indicado para a sua amiga ter sucesso.  Querer muito em pouco tempo não é saudável.

 

As perdas de peso muito rápidas não são aconselhadas. O tipo de exercício selecionado deverá ter sempre presente o treino de força para ajudar  a atenuar as perdas de massa isenta de gordura (massa muscular) assim como com as intensidade elevadas. Lembre-se que tem se sentir identificada com o exercício e tem que sentir prazer na prática, caso contrário o abandono é a opção mais fácil. A auto-motivação é a chave do sucesso para a adesão continuada,  50 % das pessoas que se inscrevem este mês no ginásio abandonam nos próximos 6 meses.

 

Recomendações para o exercício:

 

Gasto calórico > 300-500 Kcal /sessão;

Gasto calórico > 1000-2000 Kcal /semana

Podemos concluir que uma combinação de redução moderada na ingestão energética com níveis adequados de atividade física irão maximizar a perda de peso em pessoas com excesso de peso e obesidade.

Uma perda de peso de 5%–10%proporciona benefícios significantes para a saúde.

Manter a perda de peso é um desafio, existe um reganho de peso de cerca de 33%–50% da perda de peso inicial após um ano.

Estar, e ser FIT, é algo exigente que testa a capacidade de qualquer Mulher em ser saudável, e o foco em incutir as melhoras práticas em todos que a rodeiam.

Lembre-se que no reino animal, sobrevivem os mais fortes e os mais aptos. É a lei da sobrevivência, por isso pense positivo e tome a atitude certa..

Eu, pelo menos tive a attitude certa em tentar ajudar a compreender o processo da Perda de Peso….Se gostou, agradeço a partilha. Até para a semana!

 

 qual-o-limite-do-excesso-de-peso-size-3

 

 

Partilhe este artigo com os seus amigos!

Top Supa

As Mais Recentes

Para mais informações, parcerias, entrevistas, contacto com os bloggers ou colaborações, enviar email para info@supa-world.com
Supa 2014 | Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte de qualquer conteúdo deste site.