recuperar password
bool(true)

DIA DA MULHER – DIA DE BOAS NOTICIAS

Ser Mulher é algo único por várias razões, mas o dom maior é o de ter a possibilidade de mais tarde ou mais cedo ser mãe.

Nem todas as Mulheres querem ser, ou tem a oportunidade de o ser, mas fique bem ciente que a sua evolução teve a ver com esta condição especial. Mais boas noticias….

SABIA QUE…?

Tem uma MAIOR percentagem de massa isenta de gordura (massa muscular) no membros inferiores do que os homens. Muito fácil de constatar nos ginásios,  a maioria das mulheres têm uma maior densidade nos glúteos, coxas e pernas. Pelo contrario, a maioria dos homens tem o tal corpo “ corneto” e odeia treinar “pernas”, comparativamente ao seu empenho no treino do trem superior, que inclui o tronco e membros superiores.  Essa sua preferência pelo treino do trem inferior deve-se realmente à necessidade de a mulher ter que suportar durante a gravidez, e pós-parto, peso extra. Uma exigência à adaptação de todo o seu sistema muscular. Numa gravidez normal teria uma aumento de 9 a 10 kg, mas sabemos que muitas mulheres aumentam 20 kg ou mais.

Embora seja uma aumento gradual de peso,  a exigência vai ser maior com o passar dos trimestres. Mais uma bela razão para treinar antes, durante a gravidez e pós-parto. Pode ter a certeza que  a emoção de se sentir mais apta lhe vai agradar e conduzir a um processo cheio de felicidade. Não há melhor que uma mamã FIT.

É muito MAIS EFICAZ no metabolismo das Gorduras que os homens. Parece um contrassenso, mas é verdade. Na evolução da espécie, a mulher teve que desenvolver mecanismos para armazenar mais gordura para se preparar para superar a exigência do processo de gestação. Está mais apta que os homens mas também tem maiores reservas de tecido adiposo pelas razões enunciadas. Boa noticia, muito mais eficaz em exercícios de longa duração que tem uma maior demanda deste substrato (gordura). Imagine um treino com duração de uma hora ou mais. No entanto, para exercícios muito intensos perde por não ser tão eficaz no metabolismo dos açucares. Quando realiza treino intervalados de elevada intensidade, a sua força mental é bem superior à dos homens, vejo isso nas minhas aulas de Les Mills GRIT. Para compensar a menor eficácia metabólica compensa com a Atitude.

Desenvolve os MESMOS GANHOS de taxa de produção de força que os homens a nível relativo.  Significa que os ganhos têm uma relação direta com a sua massa corporal. Como felizmente é mais pequena, e tem menos peso, que a maioria dos homens também desenvolve menos força.  Já viu e sentiu que em regimes de força resistência, ou seja, quando treina força com muita repetições e com intensidades baixas consegue ter melhor desempenho que a maioria dos homens. Principalmente nos membros inferiores. Nas minhas aulas de Body Pump, tenho várias alunas que conseguem treinar com cargas bem superiores à grande maioria dos homens. O mesmo acontece na ginástica localizada, embora de localizada não tenha nada, pois treinados o corpo todo e de uma forma integrada, quando exigimos aumento da carga com as tão famosas “caneleiras”, as mulheres são as Estrelas nas minhas aulas.

A Biomecânica favorece a mulher com MEMBROS MAIS PEQUENOS, e com centro de gravidade mais perto do chão. Razão pela qual, todas as posturas do Body Balance são facilmente alcançadas, por quem?? Pelas mulheres, e além disso muito mais flexíveis. Tendo mais tecido adiposo que o homem e consequente menor tónus muscular, consegue ter uma maior mobilidade articular. Super importante para a agilidade. Algo que perdemos rapidamente com o avançar da idade.

Por isso minha amiga somos diferentes, mas todos estamos neste mundo com um intuito, dar continuidade a nossa espécie. Cada um de nós tem um papel muito importante em se manter ativo e em induzir os que mais gostamos a fazer o mesmo. Aconselho a todas a realizar um treino o mais diversificado possível sempre com o conceito de “FUN”. Este principio deixa-a positiva perante as adversidades da vida e os benefícios são de uma grandeza tal, que todos os problemas da nossa vida parecem ter solução. Mantenha-se positiva e alegre. Espero que para o próximo ano ainda se sinta mais realizada. SÓ TEMOS UMA VIDA.. aproveite-a.

Até para a semana e uma vénia para todas as MULHERES!

12347886_763565617083545_8812333881901657452_n
O Blogger,
Luís Cerca

Partilhe este artigo com os seus amigos!

Top Supa

As Mais Recentes

Para mais informações, parcerias, entrevistas, contacto com os bloggers ou colaborações, enviar email para info@supa-world.com
Supa 2014 | Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte de qualquer conteúdo deste site.