recuperar password
bool(true)

Arranja tempo para uma massagem, não sabes o que andas a perder

A massagem ainda é uma realidade desconhecida e desconsiderada por muitas pessoas pelas mais variadas razões, é ainda vista como um luxo e por isso muitas pessoas não pensam nela como parte integrante da sua saúde física e mental. Quando digo que tens de arranjar tempo na tua agenda para uma massagem, é porque realmente andas a perder uma das coisas boas que esta vida tem.

O que leva as pessoas a recorrer à massagem são normalmente: ordens ou recomendações médicas para o alívio da dor, rigidez, tensão e espasmos musculares ou tratamento de lesões; a necessidade de relaxamento e redução do stress ou simplesmente a procura da massagem pelo prazer e sensação de bem-estar que proporciona. Qualquer que seja o motivo, é bom saber que tipos de massagem existem para que a escolha seja a mais adequada. Na dúvida e podendo, experimenta todas. Ficam aqui alguns exemplos:

TIPOS COMUNS DE MASSAGEM

SHIATSU – Aplica pressões variadas e ritmadas essencialmente com os dedos em áreas do corpo para movimentar o Ki (energia vital do corpo) procurando o equilíbrio do corpo através da regulação da energia interna.

MASSAGEM SUECA – utiliza deslizamentos longos, amassamentos, movimentos de fricção ao nível muscular e manobras de mobilidade articular para aumento da flexibilidade.

PONTOS GATILHO – usa uma pressão profunda e focada em pontos ou nós que se formam a nível muscular.

PEDRAS QUENTES – usa pedras lisas de forma achatada e circular que são aquecidas em água quente e colocadas em pontos específicos do corpo, como centros energéticos e ou articulações .

MASSAGEM DESPORTIVA – foca-se em áreas do corpo que estão fatigadas e em stress devido ao esforço repetitivo e movimentos agressivos típicas da prática desportiva.

AROMATERAPIA – usa óleos essenciais, extraídos de ervas, flores e frutas que podem ser usados em cremes e óleos de massagem ou outros preparados, que potenciam os benefícios da massagem.

PRÉ-NATAL – especificamente desenhada para as necessidades da mulher grávida e na qual o terapeuta usa uma marquesa especial com orifícios específicos para acomodar o peito a barriga da mulher.

DRENAGEM LINFÁTICA – é uma técnica muito suave destinada a melhorar a circulação do fluído linfático no organismo. A linfa é um fluído constituído essencialmente pelo plasma e por glóbulos brancos, que é transportado pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrado nos nódulos linfáticos.

REFLEXOLOGIA – o terapeuta fricciona, comprime e pressiona pontos pressão nos pés e ou mãos que correspondem a órgãos ou partes especificas do corpo.

EFEITOS E BENEFICIOS DA MASSAGEM

Quem recorre à massagem pode esperar sentir uma maior facilidade de induzir o seu corpo em relaxamento. Isto é conseguido através da manipulação e libertação dos músculos e dos seus nervos, dos tecidos moles, tendões e ligamentos, o que resulta num aumento da circulação sanguínea e linfática.

Desta forma conseguimos a resposta de relaxamento do corpo com a diminuição do batimento cardíaco, da respiração e pressão sanguínea, a diminuição da produção de hormonas de stress como o cortisol e obtemos músculos efetivamente relaxados.

Os benefícios não ficam por aqui. Por exemplo, ao nível da dor, conseguimos verdadeiros milagres ao reduzir a dor que resulta muitas vezes da execução de movimentos repetidos durante o trabalho, a diminuição ou eliminação de enxaquecas ou por exemplo dor associada à artrite reumatoide.

Desde estimular e aumentar a capacidade de resposta do sistema imunitário, de auxiliar no tratamento da ansiedade e depressão, insónia ou mesmo a tensão pré-menstrual ou acelerar a recuperação de lesões, a massagem é mundo a descobrir e cada sessão é uma autodescoberta.

COMO TIRAR O MÁXIMO DE PARTIDO DA TUA MASSAGEM

Como já percebemos que qualquer tempo dedicado à massagem vale ouro, por isso tira o máximo partido dela com estas dicas:

  1. Não comas antes da massagem.
  2. Garante que chegas a horas à tua marcação. Chegar atrasado vai tornar o teu relaxamento mais difícil.
  3. Se és alérgico a algum óleo, loção ou creme avisa o teu terapeuta.
  4. Informa se estiveres a sentir algum desconforto durante a massagem.
  5. Se te sentires demasiado zonzo ou aéreo a seguir à massagem não te levantes da marquesa demasiado rápido.
  6. Aumenta o consumo de água a seguir à massagem.

A massagem pode ser uma fonte de prazer que ajuda a relaxar, reduzir a dor e melhorar a qualidade do nosso sono. É uma das melhores formas de tomar consciência da maravilhosa máquina que é o nosso corpo e sentir todos os seus ritmos. Temos de tratar bem o nosso corpo, pois é dentro dele que vamos viver toda a nossa vida.

Tokujiro Namikoshi, considerado por muitos o “pai” do Shiatsu moderno, diz sobre a sua técnica de massagem que “O Shiatsu é como o amor de mãe, a pressão sobre o corpo estimula a fonte da vida”. Eu diria que todas as técnicas de massagem e todo o toque feito com intensão de cura tem em si o amor de mãe. Tudo o que é feito com amor, cura e acalma a alma. Cuida de ti.

Rui Moura | KINERGIA

Partilhe este artigo com os seus amigos!

Top Supa

As Mais Recentes

Para mais informações, parcerias, entrevistas, contacto com os bloggers ou colaborações, enviar email para info@supa-world.com
Supa 2014 | Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte de qualquer conteúdo deste site.