recuperar password
bool(true)

Quem dorme bem, não engorda e tem mais sexo ;)

É costume dizer: Vai dormir que isso passa! E usamos esta expressão, porque dormir é mesmo um grande remédio para todos os males. Conseguir o melhor descanso possível todas as noites é um desejo e um objetivo que para muitas pessoas parece estar tão distante como o euromilhões, o que nos transforma num exército de zombies que se arrasta de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Mas porque é que dormimos mal? Porque é que não conseguimos o melhor descanso possível todas as noites? O que é que podemos fazer para melhorar a qualidade do nosso sono? A maioria de nós não dorme o suficiente e a nossa vida acordado é um sofrimento, mesmo quando dormimos muitas horas, o sono não é tão reparador quanto necessário.

DORMES BEM O SUFICENTE?

Para além do cansaço, não dormir, tem uma série de consequências muito sérias que podem tornar a nossa vida um verdadeiro inferno, a saber:

  • Dificuldade de concentração
  • Aumento de apetite e dificuldade em controlar a alimentação
  • Stress e irritação com mais facilidade e frequência
  • Esquecimentos e perdas de memória
  • Sensação de depressão e apatia
  • Diminuição de libido e apetite sexual (já percebeste o título agora?)

DICAS PARA DORMIR COM UM ANJO

Depois uns tempos a fazer braço de ferro com as minhas insónias e após alguma pesquisa e análise dos meus hábitos pessoais, comecei a por em prática alguns conselhos que fazem parte de uma boa HIGIENE DO SONO, termo utilizado pelo meu médico e amigo Nuno Félix. São pequenas dicas que fazem toda a diferença:

  1. Deita-te sempre à mesma hora
  2. Levanta-te sempre à mesma hora
  3. Tira uma sesta durante o dia (se isto for impossível, faz meditação durante 20 a 25 minutos)
  4. Apanha sol durante o dia e tenta passar algum tempo no exterior ao ar livre
  5. Se necessário usa uma luz terapêutica de espectro solar total durante o inverno (extremamente útil na regulação dos ritmos circadianos)

ANTES DE DORMIR, O QUE FAZER

  1. Parar com toda atividade diária cerca de 1 hora antes de ir para a cama. O teu cérebro precisa de tempo para desligar.
  2. Faz alguns alongamentos muito suaves ao fim da noite
  3. Toma um banho quente antes de te deitares
  4. Lê um livro ou uma revista na cama com uma luz suave
  5. Ouve música suave (zen, chillout ou sons da natureza) ou audiolivros

COMO CRIAR O AMBIENTE PERFEITO PARA DORMIR

  • RUIDO – Faz pouco barulho. Um ambiente calmo é necessário para conseguir adormecer
  • VENTILAÇÃO – Garante que o teu quarta, foi arejado e ventilado o suficiente durante o dia
  • TEMPERATURA – Em função da estação deves manter o teu quarto com a temperatura adequada para conseguir adormecer
  • LUZ – As luzes podem criar ambientes que nos preparam para adormecer. Sendo que a ausência total de luz é essencial para uma ausência de estimulo que prejudique a qualidade do sono
  • CAMA – Muito importante a qualidade do colchão de da almofada. Garante que são confortáveis e adequados à tua estrutura e anatomia

ACALMA A TUA MENTE

  • Desliga a tua TV antes de ires para a cama
  • Não uses o telemóvel ou tablet na cama. A luz do ecrã vai continuar a fornecer estímulos ao teu cérebro, o que vai retardar e dificultar o processo de adormecer. É como se continuasses a receber estímulos para continuares ativo quando já devias estar a dormir
  • Experimenta algumas técnicas de relaxamento (exercícios de respiração ou meditação, mesmo antes de ir para a cama ou já na cama

COME MELHOR E EXERCITA-TE MAIS

Uma dieta saudável e exercício físico regular ajudam a manter o funcionamento saudável do teu corpo e ajudam na regulação dos ciclos de sono. É importante não ir para a cama de estomago vazio ou demasiado cheio, por isso deves evitar comidas pesadas ou optar por uma quantidade adequada de alimentos com elevado teor de hidratos de carbono que podem ajudar a induzir o sono.

O álcool embora tenha um efeito aparente de ajudar a adormecer rapidamente, vai desregular o ciclo de sono e não te permite dormir tão profundamente ou faz-te acordar durante a noite.

Como é óbvio, corta na cafeína que mesmo quando tomada no inicio da tarde pode ter um efeito excitante. O tabaco também é um inimigo do sono, a nicotina tem um efeito excitante que te pode manter acordado muito para além da hora de dormir.

Todas estas dicas, são sugestões para pequenas mudanças que podes ir tentando introduzir nos teus hábitos diários para ires percebendo em ti próprio o que é que funciona e tem efeito.  Se já tentaste todas as opções acima mencionada e o teu sono não melhorou s é possível que sofras de apneia do sono, insónia moderada ou severa, ou ainda de síndrome de pernas inquietas. Aqui já deves procurar a ajuda de um profissional para estudar os teus hábitos de sono, antes de recorreres à medicação sem alterares os teus hábitos primeiro.

SABER COMO ACORDAR TAMBÉM É IMPORTANTE PARA MELHOR DORMIR

Acordar não é só abrir os olhos e saltar da cama. É importante planear para garantires que tens energia durante todo o teu dia. Por isso deixo aqui um ritual matinal saudável:

  1. ACABA DE VEZ COM O SNOOZE. Aquela opção do alarme de + 10 minutos. Cria o hábito de acordar ao primeiro toque do alarme
  2. TOMA UM BOM PEQUENO-ALMOÇO. Começar o dia com uma boa refeição é essencial para fornecer ao corpo os nutrientes necessários e torna-lo totalmente operacional na primeira parte do dia.
  3. ACORDA SEMPRE À MESMA HORA TODOS OS DIAS. O nosso mecanismo de auto-regulação dos ritmos circadianos, vai entrar em funcionamento e vai-nos ajudar a melhorar a qualidade do nosso sono e aumentar a quantidade de energia disponível.

Em resumo, dormir é muito mais importante para a nossa sensação geral de bem-estar e felicidade do que à partida julgamos. Dormir bem é ter: melhor memória, mais longevidade, mais concentração e foco, mais auto-estima e maior controle sobre os hábitos alimentares.

Espero que estas dicas sejam uteis para melhorares o teu sono e as coisas do título . E agora adeus, porque vou fazer a minha sesta. Até para a semana

Rui Moura | KINERGIA

www.kinergia.pt |ki@kinergia.pt

Partilhe este artigo com os seus amigos!

Top Supa

As Mais Recentes

Para mais informações, parcerias, entrevistas, contacto com os bloggers ou colaborações, enviar email para info@supa-world.com
Supa 2014 | Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte de qualquer conteúdo deste site.